Brasileira com sotaque alemão
Da mesma forma que a versão anterior, a nova GS será montada na fábrica da Dafra em Manaus (AM), no mesmo processo CKD, como acontece atualmente. A novidade, entretanto, é que ela já está sendo fabricada em Berlim, Alemanha, e com a mesma nomenclatura. Ou seja, a Europa terá que aprender como se pronuncia “Sertão”. Segundo a marca, a moto chega ao mercado nacional em maio por R$ 32.800, um pouco superior ao valor de R$ 29.800 cobrado pela G 650 GS (ambas sem frete).
Na parte estética, a Sertão adota os mesmos traços da versão 2012 da GS, mas traz pintura personalizada (em branco e azul, com a inscrição "Sertão" na lateral do falso taque de combustível). A nova versão adota alguns acessórios que reforçam as suas características off-road. O para-lama dianteiro ficou mais alongado e agora conta com um protetor emborrachado na ponta, mudanças também no para-brisa, trocado por outro mais longo e as manoplas ganharam protetores de mão. As rodas também são diferentes e abandonaram o desenho sofisticado da liga leve para adotar os raios de alumínio das motos de enduro.
“A BMW Sertão conta com características mais esportivas, uma habilidade off-road ainda maior e um desejo mais intenso por aventura”, explica Rolf Epp, Diretor da BMW Motorrad Brasil, sobre as qualidades da versão mais radical da linha G 650 GS.
Em time vencedor... pode mexer!
Para a alegria dos fãs da trail alemã, o motor não foi alterado. A versão Sertão conta com o mesmo propulsor monocilíndrico de 652 cm³ refrigerado a água. A potência gerada continua sendo de 48 cv a 6500 rpm e o torque máximo permanece em 6,1 kgf.m a 5000 rpm. Na ciclística, há algumas diferenças. O conjunto de suspensão com curso de 170 mm na dianteira e 165 mm na traseira na GS tradicional passou para 210 mm de curso em ambas as rodas da versão Sertão, deixando-a mais apta para enfrentar terrenos acidentados.
O assento também acompanhou a altura da moto e passou dos 800 mm para 860 mm na Sertão que, por sua vez, pode chegar a 900 com o auxílio de um acessório especial. No comprimento total, ela também está 20 mm mais longa e ganhou um quilo a mais de peso seco, chegando aos 193 kg.
Entre os itens de tecnologia embarcada, pelos quais a BMW é famosa, a Sertão também conta com a opção de habilitar/desabilitar o sistema de freios ABS para rodar na terra. Além disso, a nova GS Sertão compartilha da mesma gama de acessórios disponíveis para as outras motos da marca, como sistema de alarme anti-furto e aquecedores de manopla, cavalete central, soquete 12 Volts e assento rebaixado.
Ambas à venda
Embora venha com uma série de melhorias, principalmente para uso longe do asfalto, a Sertão não irá substituir a G 650 GS, que continuará sendo vendida aqui. Trata-se de outra versão para complementar o line-up e atrair pilotos com perfil mais aventureiro, como acontece com as Yamaha XTZ 660Z Ténéré e XT 660R. Resta agora esperar a moto chegar ao mercado e ver se esta BMW faz jus à proposta. Só para recordar, a moto terá preço sugerido de R$ 32.800.
Honda lança nova geração de quadriciclo
TRX 420 Fourtrax foi desenvolvido para ser usado em trilhas ou no trabalho agrícola.
Veículo será vendido em duas versões a partir de R$ 16,8 mil.
TRX 420 Foutrax pode atravessar riachos, lamaçais e atoleiros (Foto: Divulgação)
Quadriciclo também é usado por agricultores (Foto: Divulgação)
A Honda anunciou nesta quinta-feira (27) o lançamento do quadriciclo TRX 420 Fourtrax, um veículo muito utilizado para fazer pequenas trilhas off-road ou para o trabalho agrícola. O modelo chega para substituir a versão TRX 350, que no ano passado vendeu mais 1 mil unidades no país.
O quadriciclo será oferecido em duas versões, com tração 4x2 ou 4x4, motor de 420 cc com 26,5 cavalos de potência e torque mais elevado, com um ganho de 27% de força em relação ao modelo anterior, de acordo com o fabricante.
Outra novidade do TRX 420 Fourtrax é o sistema de injeção eletrônica que garante menor consumo de combustível.
O quadriciclo tem preço público sugerido de R$ 16.800 (versão 4x2) e R$ 18.900 (versão 4x4), para o estado de São Paulo. O valor não inclui frete e seguro. O modelo tem garantia de um ano.
FONTE: G1
UV'S: uma nova tendência no Brasil
VERSATILIDADE
Com dimensões similares a um quadriciclo convencional, os “side-by-side”, também chamados de UTV's, podem andar nas mesmas trilhas só que têm concepção de verdadeiros carros, com os ocupantes sentados lado a lado. Esses modelos conquistaram o mercado norte-americano pela versatilidade e segurança, e com proposta diferente aos quadriciclos. Com suspensão independente nas quatro rodas, transmissão automática e capacidade de carga até 800 kg, podem atender às mais diversas aplicações e transportar até seis pessoas. Os destaques são os modelos Razor, voltados ao uso recreativo, e Ranger, trabalho agricola, em construtoras, mineradoras, parques, condomínios, complexos turisticos e aplicações militares.