9 de agosto de 2011



Massey Ferguson e Valtra entram na briga dos pulverizadores


Com forte posicionamento no mercado de tratores e equipamentos agrícolas, a AGCO deve iniciar em maio a produção local de seu primeiro pulverizador, máquina que tem como função borrifar defensivos agrícolas na lavoura. Com o lançamento, pretende atingir R$ 73,5 milhões em vendas ainda este ano.
O pulverizador será lançado nas duas marcas com as quais a AGCO atua no Brasil: Massey Ferguson e Valtra. As duas já detêm, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar no mercado de tratores, que, somadas alcançam 55% da participação.
Os pulverizadores serão de grande porte, com motor de 200 cavalos e tração nas quatro rodas. A inovação da máquina é possuir rodas flexíveis, de modo que os dois pneus ficam em contato com o solo mesmo em desníveis. O objetivo é dar mais facilidade frente a obstáculos no terreno e reduzir o número de manobras. “Queremos ter de 20% a 25% de participação em pulverizadores no Brasil nos próximos anos”, afirma André Muller Carioba, vice-presidente da AGCO na América do Sul.
Com 21 anos de existência, a AGCO contou com uma estratégia agressiva de compras em escala mundial, totalizando 28 aquisições. Além das marcas Massey Ferguson e Valtra, antiga Valmert, no Brasil, a companhia detém as marcas Challenger, presente na Europa, e Fendt, com atuação nos Estados Unidos.
No entanto, não basta adquirir as empresas. Após a compra, inicia o processo de unificação para cortar as ineficiências e ainda assim manter a identidade. “Até hoje, encontramos a cada dia uma oportunidade de eliminar sobreposição”, diz Carioba.
Outra prioridade foi o lançamento de uma linha de implementos para ampliar a oferta de produtos, que no início contava apenas com tratores. “Os agricultores vão preferir, nos próximos anos, uma empresa que disponibilize um serviço único para toda a sua frota”.
Apesar de manter operações separadas para cada marca, as áreas de fabricação de peças, manutenção e serviços para agricultores são as mesmas para todos os produtos e levam a marca AGCO. Além disso, houve a unificação de toda a área administrativa das empresas.
Outra área em que a empresa pretende expandir é a de colheitadeiras, onde detém 18% do mercado de equipamentos para grãos, onde mantêm o seu foco e pretende ampliar suas operações neste setor. No entanto, já anunciou a esperada colheitadeira de cana, que será produzida no Brasil e tem lançamento marcado para o segundo semestre de 2012 e conta com quatro protótipos em teste. “É um produto que está faltando em nosso portfólio”, afirma Carioba.

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